quarta-feira, 29 de outubro de 2008











Dissectio – Dino Valls


Dissecação ortográfica


Quando me apetece dissecar as palavras

disseco-as à minha maneira: primeiro

espero pela calada da noite e adormeço-as

com clorofórmio, mas preciso ser célere

senão adormeço eu sobre a brancura do papel.

Depois distendo-as nas linhas rectas do caderno

e esventro-as com a minha bic cristal.

( Lembras-te? Bic laranja para dissecação fina,

bic cristal para dissecação normal )...

Por exemplo, distendo a palavra pássaro:

divido-a em asas, plumas, trinados...

Se me debruçar no íntimo de asas consigo depurar

vários azuis, nuvens, ventos e ainda Ícaro

(encontro sempre Ícaro na dissecação de asas, porquê?).

É sempre inquietante dissecar a palavra pássaro.

Outro exemplo, distendo a palavra árvore:

divido-a em raízes, folhas, flores, frutos...

E se me debruçar no âmago de frutos consigo extrair

maçã, paraíso, Adão e Eva,

e Eva faz-me lembrar a nudez do teu corpo

(encontro-te sempre na dissecação de frutos, porquê?).

É por isso que acho assaz perigoso dissecar a palavra árvore.

O melhor seria deixar as palavras em paz.


1 comentário:

Yehrow, Adônis, ou quem quiser eu seja. disse...

Espero, não estar sendo repetitivo. Ou, não estou sabendo enviar um simples comentário. caso, haja duplicação abaixo, perdoe, queira desconsiderar:

Caro Amigo! Poeta.

É sempre um prazer falar com poetas, para mim é algo fraterno. Espero que este comentário inda lhe alcance. O seu poema solitário do tema dissecação das palavras, foi algo que quis para mim, apossar-me, ser dele o dono, o autor... Não é plagiar, entenda; mas, sim pelo prazer de criar. Entretanto, louros ao criador, é o que mereces honrarias tal àqueles que têm lugar assegurado na academia brasileira de letras. Confesso-lhe. Nesta minha busca pelo inusitado, o belo, o sem igual, etc. pelo simples prazer da leitura deparei-me com essa joia rara, o qual inegavelmente, me causou essa exacerbação de proselitismo. Somente para esmiuçar, parabéns por obra tão completa. Perfeita, muitíssima inspirada. Eu, posto no Recanto das letras, um site de poemas e poesias. Meu pseudônimo é Yehrow. Caso interessar possa, convido a ilustríssima pessoa do poeta a visitar meus textos, de forma poder retribuir o prazer da leitura. Nobre amigo poeta, forte abraço. Yehrow.